Com o estresse e o confinamento desta crise de saúde global, muitos estão se perguntando se, e como, podem ajudar. A América Latina ainda está nos estágios iniciais desta pandemia, o que oferece uma janela para intensificar os esforços. Um esforço liderado por povos locais pode fazer uma grande diferença na vida de muitas famílias, comunidades, e quem sabe, também ao país.
Há uma escassez global de máscaras médicas devido à pandemia coronavírus. A China é o maior produtor mundial, e sua capacidade máxima é de 20 milhões por dia. A pandemia aumentou a demanda para mais de 60 milhões por dia. Isso é o triplo do que a China pode produzir em plena capacidade… e eles estão operando com capacidade baixa devido à crise. Em teleconferência com o Diálogo Interamericano esta semana, a congressista americana Donna Shalala disse que a falta de EPI (equipamento de proteção individual) é um dos desafios mais agudos da América Latina na luta contra o coronavírus.
As autoridades de saúde pública explicam que as máscaras cirúrgicas não protegerão os indivíduos de serem infectados. No entanto, o médico, enfermeiro e outros profissionais de saúde, sim, precisam delas para proteção. Isso é devido ao seu contato constante e muito próximo com pacientes infectados.
Esta é uma excelente oportunidade para servir nossas comunidades. O Hospital Emerson em Concord Massachusetts (EUA) publicou um pedido em seu site para doações de máscaras feitas à mão. Ele fornece um link com instruções de como fazê-las e os materiais necessários.
Entre em contato com seu hospital local e pergunte se eles estão aceitando doações de máscaras. Se o hospital local ainda não tem nenhuma orientação sobre o assunto, talvez este blog possa servir como ponto de partida.
Caso o link acima quebrar, você pode encontrar a página aqui: https://www.emersonhospital.org/coronavirus-covid-19-resources/covid-19-help